quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TED espalha ideias que valem a pena

Site disponibiliza palestras curtas e objetivas com personalidades de destaque
Por: Liliane Pólvora

Palestras TED
Clique para ampliar a imagem

Imagine uma conferência anual onde os pensadores mais ilustres do planeta são desafiados a darem a melhor palestra das suas vidas em no máximo 18 minutos. Não seria maravilhoso se todos pudessem ter acesso a esses vídeos e ajudassem a divulgar essas ideias inovadoras? Essa é a missão do TED ou Technology, Entertainment, Design cujo slogan é “Ideas Worth Spreading” (“Idéias que merecem ser espalhadas”). 



A fundação privada sem fins lucrativos foi criada em 1984 nos Estados Unidos, e a primeira conferência aconteceu em 1990 na Califórnia. Não demorou muito para o TED realizar conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos e se tornar mundialmente conhecido com vídeos amplamente divulgados na Internet. Inicialmente sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas atualmente abrangem quase todos os aspectos de ciência e cultura.

A cada ano a organização elege um pensador de destaque para ganhar o TED Prize e repassa a ele 100 mil dólares para que possa realizar  “Um desejo que vai mudar o mundo”. Dentre os ganhadores desse prêmio estão o cantor Bono Vox (2005) , o ex-presidente Bill Clinton (2007)  e o chef inglês Jamie Oliver (2010).

Milhares de palestrantes ilustres já difundiram suas idéias nas conferências TED, como: Bill Clinton, Al Gore, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Michelle Obama e os fundadores do Google. Mais de mil palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.


Praticar inglês

A maioria das palestras no TED está em inglês, mas o usuário tem a opção de assistir aos vídeos com legendas em mais de 30 idiomas. Desta forma, o TED, que inicialmente era um evento presencial, ganhou escala global com o uso da internet. Com bom conteúdo e objetividade, o site vem conquistando uma legião de admiradores, inclusive aqueles que querem praticar o inglês.

Depois de o TED virar site, participantes estrangeiros de palestras presenciais e colaboradores de todo o mundo se dispuseram a traduzir os vídeos das palestras para diferentes idiomas - o que facilitou legendá-los e abrir o acesso para quem não domina o inglês.
Há ainda o recurso chamado de interactive transcript, onde o usuário, ao clicar em qualquer frase das transcrições dos vídeos, pode pular diretamente para aquele ponto no vídeo. Para acessar os vídeos do TED que já estão legendados em português basta acessar o site de traduções do TED.

TEDx Brasil

Devido a inúmeras solicitações para realizar eventos presenciais em outros países, o TED criou o TEDx,  programa de eventos locais e organizados de forma independente. O formato segue o mesmo padrão do TED original. Em novembro de 2009, o Brasil teve seu primeiro evento, o TEDxSão Paulo, realizado na capital paulista, com o tema "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?" Em maio do ano seguinte, ocorreu o segundo evento TEDx no país: O TEDxSudeste, no Rio de Janeiro, sob o tema "Colaborando para transformar".

Nesses três anos já foram realizados TEDx em várias cidades brasileiras. Para 2012, 42 Tedx estão agendados em diversas cidades no Brasil. No site oficial do TED está publicado o calendárioanual dos eventos, bem como links para os sites dos TEDx locais. Os eventos tem início no próximo dia 29 de fevereiro de 2012 em Goiânia e o último acontecerá no dia 12 de dezembro em Campinas.


 Vídeos destaques no TEDx Brasil:

·      
·       

Nenhum comentário:

Postar um comentário