segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O poder da soja

Esse grão contêm ômega 3 e 6, gorduras boas que protegem o coração
Por: Andrea Sczip *
benefícios da soja
A soja, cultivada há séculos, é um grão muito popular, pertence à família das leguminosas, assim como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.

Produtos à base de soja são encontrados em
 todos os lugares: o próprio grão em forma de salada, leite de soja, óleo de soja, iogurte de soja, queijo de soja (tofu), missô, molho de soja (shoyo), lecitina de soja, proteína texturizada de soja (PTS) e farinha de soja.

Sob o aspecto nutricional, a soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais para atender às necessidades orgânicas.

Além disso, contém também antioxidantes, que combatem os radicais livres, e ômega 3 e ômega 6, gorduras boas que 
protegem o coração.

Sob os olhares
 científicos a soja tem se popularizado, e recentemente foi apontada como importante aliada no combate ao câncer e às doenças cardiovasculares. Muitos estudos atuais comprovaram que o consumo de produtos à base de soja promove benefícios, como a prevenção do câncer, principalmente de mama, cólon e próstata.

Isso se deve a ação das isoflavonas, componentes encontrados no grão.
 Estudos epidemiológicos demonstram que nas populações que consomem dietas ricas em soja e seus produtos, a incidência de câncer de cólon, mama e próstata, principalmente, é menor quando comparada com a incidência em populações que não consomem esses tipos de dietas.

As isoflavonas presentes na soja também reduzem o índice de doenças cardiovasculrares, pois torna as artérias mais flexíveis impedindo a obstrução do fluxo sanguíneo.

Portanto, a soja, além de possuir um alto valor nutricional, traz benefícios importantes para a
 saúde, além de ser um alimento muito saboroso e nutritivo, pode ser consumida das mais variadas formas, ficando fácil incluir na alimentação todos os dias.                                                                                                                                                                                                             

Bibliografia:
- CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto – 2ªed. Barueri, SP: Manole, 2005.
- ESTEVES, E. A.; MONTEIRO, J. B. R. Efeitos benéficos das isoflavonas de soja em doencas crônicas. Rev. Nutr. www.scielo.com.br
* Nutricionista da unidade da Fundação Pró-Rim em Mafra (SC)  


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